19º CONVERGÊNCIA DEBATE PRINCIPAIS TEMAS DO PROTESTO NO BRASIL DURANTE SEGUNDO DIA DE PALESTRAS
Paula Brito - 25/09/2023
O 19º Encontro Convergência 2023, o maior de tabeliães de protesto do Brasil, iniciou o seu ciclo de palestras na última quinta-feira (21). O encontro nacional de tabeliães de protesto de títulos e outros documentos de dívida foi realizado entre os dias 20 e 22 de setembro no Hotel Windsor Barra, localizado na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Na abertura, o presidente do IEPTB/RJ, Celso Belmiro, realizou o discurso inaugural, em que deu as boas-vindas a todos os participantes e destacou a importância do encontro para a discussão dos principais temas da atividade do Protesto no Brasil. “Estamos aqui para ouvirmos e sermos ouvidos. Cada painel que teremos foi pensado com esta visão.
Agradeço a todos vocês pelo carinho com o nosso evento e que possamos ter dois dias de muita paz, harmonia e aprendizado”.
Em seguida, o professor e palestrante Clóvis de Barros apresentou o painel “A vida que vale a pena ser vivida”, em que abordou, de forma filosófica e sociológica, os valores da vida.
Em seguida, o painel “Os avanços do Provimento 87/2009 do CNJ e a Autotutela da atividade de Protesto a cargo do IEPTB” abriu os debates com a presença do presidente do IEPTB/BR, André Gomes Netto, do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antônio Saldanha Palheiro, do desembargador do TJ/RJ Cláudio Brandão de Oliveira e do juiz de Direito no RJ e auxiliar da Corregedoria do CNJ Alexandre Chini, O tema “Tabelionatos de protesto: novos serviços, novas perspectivas” aconteceu na sequência, com a apresentação do desembargador do TJ/RJ Ricardo Couto de Castro e da vice-presidente do IEPTB, Ionara Gaioso, e moderação do secretário-geral do IEPTB, Guilherme Gaya.
A temática “Informática e Inteligência Artificial nos serviços judiciais e extrajudiciais: plataformas, inclusão digital e segurança jurídica” contou com as presenças dos juízes auxiliares da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro Marcelo Rubioli e Daniela Bandeira de Freitas e do cientista político e mestre em Economia e Análise de Dados e Negócios Renato Dolci.
Para encerrar, o tabelião de Campinas e primeiro secretário do IEPTB/SP, Reinaldo Velloso dos Santos, comentou sobre “Protesto Notarial e sua função no mercado de crédito” em painel moderado pelo presidente do IEPTB/PR, João Norberto França Gomes. Veloso deu uma aula sobre o protesto notarial, de sua origem, em relação ao Direito Comparado e sobre os novos caminhos que se abrem com a Desjudicialização. “O protesto ocupou um espaço muito próprio dele. Ele é um meio de solução de conflitos.
Você tem uma pretensão de receber, a outra tem a pretensão de pagar e, ao invés de se recorrer a um processo judicial, você tem um meio alternativo que resolve muitos conflitos”.
Fonte: Jornal do Protesto