TABELIÃO CRISTIANO SARDINHA LANÇA OBRA QUE CONTA A HISTÓRIA DOS DIREITOS HUMANOS ATRAVÉS DOS QUADRINHOS
Paula Brito - 18/04/2024
Obra é destinada para jovens e adultos e está disponível de forma on-line e gratuita.
Lançada no início deste ano pelo professor, escritor e titular da Serventia Extrajudicial de 1º Ofício de Lago da Pedra/MA, Cristiano Sardinha, a obra “A História dos Direitos Humanos em Quadrinhos” traz ao público uma forma diferente de conhecer os direitos humanos.
A obra, contada através de história em quadrinhos, tem como intuito diversificar os conhecimentos sobre os Direitos Humanos para jovens e adultos e mostrar as lutas e conquistas realizadas por esse campo do direito ao longo de todos esses anos.
“A História dos Direitos Humanos em Quadrinhos” é contada a partir da aula da Professora Helena, que narra para seus alunos vários acontecimentos históricos que formaram os alicerces para solidificação dos Direitos Humanos que conhecemos hoje. Além de um texto com uma linguagem simples e didática, o leitor também pode conhecer essa história através de desenhos surpreendentes do cartunista e ilustrador Ronilson Freire.
Segundo Cristiano Sardinha essa obra foi pensada por conta da sua experiência em sala de aula, principalmente nas Universidades. “Foi dando aula que eu percebi que muitas pessoas tem uma ideia equivocada a respeito dos Direitos Humanos e não compreendem a importância de uma disciplina tão importante como essa. Quando falamos em Direitos Humanos, estamos falando daqueles direitos universais, que são devidos a todas as pessoas, independente das suas eventuais diferenças políticas, religiosas, étnicas e ideológicas. Toda e qualquer pessoa tem direitos e deveres que são pertencentes ao campo dos direitos humanos”, frisou.
A proposta da revista em quadrinhos foi trazer uma obra que tivesse uma linguagem lúdica e bastante acessível e que fosse destinada para todas as pessoas e não somente para estudantes e profissionais do direito.
Apaixonado pelas histórias em quadrinhos desde a infância, Cristiano Sardinha viu nesse amor uma forma de contar uma história que poucos conhecem de fato e ajudar na desmistificação dos Direitos Humanos para a sociedade.
A obra, que tem parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC/MA), está sendo disponibilizada, de forma GRATUITA, a todos os professores e alunos da rede pública do estado do Maranhão. “Além das escolas da rede estadual, algumas universidades do estado e escolas particulares também já adquiriram a obra para enriquecerem ainda mais as aulas sobre o assunto”, disse.
Todas as pessoas que quiserem ter acesso a revista em quadrinhos “A História dos Direitos Humanos” podem baixá-la através do link: https://drive.google.com/file/d/1yvUhCb-9I-RJTbMm0u01ijLUoEq3wlZQ/view
Fonte: Ascom do IEPTB-MA