CARTÓRIOS DE PROTESTO PASSAM A OFERECER O “AVISE-ME”


Paula Brito - 16/11/2023

Um novo golpe que está sendo aplicado no Espírito Santo, com golpistas fazendo contato via WhastApp e se passam por representantes dos cartórios de protesto. O estelionatário diz que há um protesto no CPF ou CNPJ da vítima, que tenta resolver a pendência e acaba depositando valores em um pix enviado pelo “representante”.

Para auxiliar a população a não cair em golpes como esse, os Cartórios de Protesto agora contam com um novo serviço, o Avise-me. “Através dele, a pessoa cadastrada recebe alertas via SMS ou e-mail assim que uma dívida for lançada em seu CPF ou CNPJ. Desta forma, a situação pode ser regularizada antes do protesto ser efetivado e ajuda a evitar golpes, porque se houver alguma cobrança em que a pessoa não foi alertada pelo ‘Avise-me’, a chance de ser golpe é grande”, explicou Rogério Lugon Valladão, presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Espírito Santo.

De acordo com Valladão, tem aumentado os registros de tentativas de golpe via WhatsApp utilizando o protesto de títulos. “É importante que as pessoas fiquem alertas e não façam pagamentos sem ter a certeza que é verdadeira”, disse. E com o “Avise-me” a pessoa pode se proteger deste tipo de fraude, desconsiderando qualquer aviso de protesto que não tenha sido feito por SMS ou e-mail. Quando o CPF ou CNPJ é de fato realizado, o devedor é intimado por um tabelião de protesto pessoalmente ou por edital público.  O cadastro pode ser realizado pelo site www.pesquisaprotesto.com.br

Outra forma de evitar prejuízos é entrar em contato com o cartório para consultar a veracidade de uma cobrança de protesto antes de realizar qualquer pagamento. Os cartórios oferecem ainda gratuitamente a consulta do CPF ou CNPJ através do site www.pesquisaprotesto.com.br. Através dele é possível conferir se realmente há ou não algum título protestado no CPF ou CNPJ.

Fonte: ES Brasil


ACOMPANHE