NOTA DE REPÚDIO!


Paula Brito - 24/03/2023

As Associações dos Registradores e Tabeliães do Maranhão vem a público manifestar repúdio diante de falas generalistas e falsas acusações que têm sido direcionadas aos cartórios maranhenses. 

Os cartórios são instituições que desempenham um papel essencial na garantia de segurança jurídica na preservação dos direitos dos cidadãos. A conduta ética e responsável de seus colaboradores é essencial para a manutenção da confiança da sociedade no serviço prestado.

No entanto, temos observado com preocupação declarações que generalizam condutas, sem apresentar provas ou evidências que as sustentem, o que prejudica a imagem e a credibilidade das serventias extrajudiciais maranhenses e de seus profissionais, além de afetar o pleno funcionamento dos serviços notariais e de registro no estado.

Lembramos que os cartórios brasileiros possuem a plena confiança da sociedade tendo alcançado a 1ª colocação em pesquisa nacional da DataFolha divulgada no ano de 2022.

Nesta oportunidade, manifestamos nossa plena confiança no Poder Judiciário do Maranhão, que processará e julgará na forma da lei as reclamações e denúncias que venham a ser formalizadas, com observância aos princípios do contraditório e da ampla defesa, pilares do Estado de Direito Democrático.

Por fim, reiteramos nosso compromisso com a transparência e a legalidade, e solicitamos a todos que evitem generalizações e acusações infundadas, em respeito ao trabalho dos cartórios e à confiança da população na justiça.

                                                                               São Luís (MA), 24 de março de 2023.


ACOMPANHE