CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS E PROTESTO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR GANHA NOVO ESPAÇO FÍSICO
Paula Brito - 22/12/2025
O corregedor-geral do foro extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, acompanhado de uma comitiva, participou, na manhã desta quinta-feira (18), da inauguração da nova sede do Cartório do 1º Ofício de São José de Ribamar. A serventia, que presta serviços de Registro de Imóveis e Protesto de Títulos, passa a funcionar, em novo endereço, localizado na Rodovia MA-201 (Estrada de Ribamar), nº 23, bairro Saramanta, próximo ao Shopping Pátio Norte.
A nova unidade conta com área total de aproximadamente 326 m², composta por duas salas de atendimento, sala ampla destinada ao armazenamento de arquivos e área de atendimento ao público com cerca de 101 m² e 5 guichês de atendimento. A equipe de trabalho é composta por 33 colaboradores treinados para o fluxo de trabalho de atos típicos da especialidade de imóveis e protestos.
Durante a solenidade de inauguração, a comitiva visitou as novas instalações e dialogou com a equipe da serventia para conhecer o planejamento da nova rotina de trabalho. Na ocasião, o corregedor-geral destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da segurança jurídica e da qualidade dos serviços prestados à população.
“A COGEX foi criada com o propósito de acompanhar e fiscalizar as atividades cartorárias, sempre com foco na segurança jurídica e na melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade. A inauguração desta nova sede demonstra o compromisso da serventia com a eficiência dos fluxos de trabalho e com o respeito ao cidadão, principal destinatário do serviço público”, afirmou o desembargador.
De acordo com o delegatário interino da serventia,Raphael Lauand, a mudança foi adotada para assegurar a boa prestação do serviço, oferecendo um espaço mais amplo, melhor estruturado e com equipe de trabalho ampliada. Segundo ele, a antiga unidade já não atendia às demandas da serventia, o que compromete o fluxo de atendimento.
“Quando o ambiente de trabalho não é adequado, todos perdem: perde o cidadão, que busca um atendimento eficiente e humanizado; perdem os colaboradores, que merecem exercer suas funções em um local apropriado; e perde o próprio serviço público”, ressaltou o interventor.
O diretor da COGEX, Osman Bacelar, também destacou o apoio institucional da Corregedoria à iniciativa e ressaltou a missão da equipe. “Hoje presenciamos um importante marco para os serviços de Registro de Imóveis e de Protesto de Títulos, atividades essenciais para a população”, pontuou.
Integram ainda a comitiva da COGEX o juiz auxiliar André Bogea, Ítalo Costa, chefe da Assessoria Jurídica, e a coordenadora de Inspeções da COGEX, Bianca Brito.
COMPROMISSO INSTITUCIONAL
Desde o início da gestão, em maio de 2024, o corregedor-geral vem acompanhando a prestação dos serviços extrajudiciais e adotando medidas voltadas ao aprimoramento da atividade registral no Maranhão. Além das inspeções, são realizadas orientações e recomendações que impactam positivamente os fluxos e rotinas de trabalho, a exemplo da mudança de sede de outras serventias, como os cartórios da 1ª e da 4ª Zonas de Registro Civil da capital, que já oferecem atendimento mais eficiente à população.
Fonte: Ascom da COGEX