A HISTÓRIA DO 2º TABELIONATO DE PROTESTO DE SÃO LUÍS: DA TRADIÇÃO FAMILIAR À INOVAÇÃO DIGITAL
Paula Brito - 11/04/2025

Liderado pelo tabelião Paulo de Tarso Guedes Carvalho, o 2º Tabelionato de Protesto de São Luís carrega uma rica história de tradição e dedicação familiar, que vem transformando a serventia desde sua instalação, em 2013. O cartório, um dos dois com atribuição exclusiva de protesto da capital maranhense, é reconhecido por sua modernização, eficiência e gestão inovadora, alinhado ao legado de mais de 70 anos de atuação da família Carvalho em favor das serventias extrajudiciais da região.
O início de uma tradição: a influência familiar
A trajetória de Paulo de Tarso Guedes Carvalho no mundo cartorário começa muito antes da criação do 2º Tabelionato de Protesto de São Luís. Nascido em Floriano, Piauí, em 1956, Paulo de Tarso é fruto de uma longa tradição cartorária que teve início com seu pai, que assumiu o cartório do ofício único do recém criado município de Paraibano, neste Estado em 1953.
Paulo cresceu imerso no ambiente dos cartórios, acompanhando de perto a rotina do pai. “Eu fui criado dentro do cartório“, relembra, destacando como, desde jovem, desenvolveu uma afinidade natural com o trabalho de escrituração e registro. Embora tenha tentado seguir outros caminhos, como a carreira militar na Aeronáutica, o destino o trouxe de volta ao cartório por influência de seu pai, que o nomeou escrevente juramentado em 1974. “Na época, eu queria seguir uma trajetória diferente, mas meu pai me chamou de volta e me disse que o cartório era o que tínhamos, e que era isso que iria nos sustentar”, relembra.
Em 1976, aos 20 anos de idade, Paulo de Tarso foi nomeado tabelião interino, iniciando oficialmente sua carreira no ambiente cartorário. Desde então, ele foi efetivado e passou por diversas funções, acumulando décadas de experiência até chegar a exercer, por concurso público de remoção, realizado através de provas e títulos, a titularidade do 2º Tabelionato de Protesto de São Luís.
A criação do 2º Tabelionato de Protesto de São Luís
Em 2013 Paulo de Tarso ganha um novo e inesperado desafio: liderar a instalação do 2º Tabelionato de Protesto de São Luís. Em um cenário desafiador, ele assumiu a tarefa de inaugurar a serventia que, até então, não existia. “Quando cheguei aqui, não havia nada. O cartório era uma sala vazia. Em 30 dias, nós tivemos que instalar tudo, desde móveis até o sistema de software”, afirma.
Mesmo com a equipe reduzida e recém-formada, o cartório iniciou suas operações com um volume impressionante de 800 títulos no primeiro dia de funcionamento. “Foi um verdadeiro teste de fogo”, comenta Paulo de Tarso, que, junto com sua equipe, deu conta do desafio com eficiência. Hoje, o 2º Tabelionato de Protesto é referência em São Luís pela sua gestão moderna e dinâmica, sem filas e com um atendimento ágil e informatizado.
Inovação e modernização: a era digital no cartório
Um dos grandes diferenciais do 2º Tabelionato de Protesto de São Luís é o compromisso com a modernização e a eficiência digital. Desde sua fundação, o cartório passou por um processo contínuo de informatização, garantindo que os serviços oferecidos sejam rápidos, acessíveis e seguros.
Dentre as inovações implementadas na instalação da Serventia foi criar seu acervo totalmente informatizado, bem como ter seu sistema de intimação entregue eletronicamente, de forma pioneira no Maranhão, utilizando o GPS para confirmar endereços e otimizar o processo de localização dos devedores. “Agora, o funcionário realiza a intimação diretamente no local, imprime o documento e obtém a assinatura do devedor, tudo de forma digital. Isso reduz o desperdício de papel e melhora a eficiência do serviço”, explica Paulo de Tarso.
Outra ferramenta que vem inovando os serviços dos cartórios de protesto é a Central de Remessa de Arquivos (CRA), gerida e administrada pelo Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil – seção Maranhão (IEPTB-MA), do qual é Presidente, que tem como objetivo aperfeiçoar e modernizar o processo de encaminhamento de títulos para protesto, interligando todos os Cartórios do Estado do Maranhão e do Brasil. Através da CRA é possível agilizar a apresentação de títulos a qualquer serventia extrajudicial de protesto dentro do nosso Estado ou do País, proporcionando maior celeridade e eficiência. Este avanço tornou o processo mais ágil, reduzindo a necessidade de movimentação física de documentos e ampliando a capilaridade do serviço em todo o estado.
O papel social do protesto: contribuindo para a solução de dívidas
Um dos principais papéis do cartório de protesto é tornar pública uma dívida não paga e oferecer para seus clientes uma ferramenta eficaz para a recuperação de seu crédito. Segundo Paulo de Tarso, “protestar é o clamor público do credor”. O protesto não apenas formaliza a dívida, mas também serve como requisito legal para que o credor possa tomar outras medidas judiciais para cobrar o valor devido.
Para facilitar o processo de quitação de dívidas, o cartório irá oferecer dois novos serviços além do tradicional procedimento de protesto. São eles: Solução Negocial Prévia (SNP) e Medidas de Incentivo a Quitação de Dívidas Protestadas diretamente no Cartório.
A solução negocial prévia tem por objetivo possibilitar ao devedor a quitação com a negociação do seu débito em condições especiais oferecidas pelo credor antes do procedimento de protesto. O devedor será notificado pela plataforma CENPROT da existência de uma proposta negocial para sua dívida e terá um prazo para aderir a esta proposta e fazer a quitação.
Quanto as medidas de incentivo a quitação de títulos já protestados, o credor poderá oferecer uma proposta de quitação ou negociação da dívida através da plataforma RESOLVE e autorizar que os cartórios possam negociar em seu nome apresentado ao devedor as propostas para quitação do débito.
“Dessa forma estamos avançando nessa área para que possamos oferecer uma solução completa ao devedor, evitando a judicialização e agilizando a recuperação de crédito mantendo, assim, a agilidade, eficácia e a segurança jurídica inerentes aos atos da Serventia”, destaca o tabelião
Desafios e conquistas: a luta pela eficiência no Maranhão
Apesar de todos os avanços do cartório, o tabelião ainda vê desafios a serem superados. Um de seus maiores objetivos é fazer com que o sistema de protesto do Maranhão seja tão eficiente quanto o de outros estados, como São Paulo, por exemplo. “Sonho em ver todos os Cartórios de Protesto do Maranhão informatizados e funcionando de forma padronizada, com transparência e agilidade. Estamos caminhando para isso, mas ainda há muito trabalho pela frente”, afirma.
A gestão eficiente e inovadora do 2º Tabelionato de Protesto de São Luís fez com que a serventia se tornasse uma referência, não apenas na capital, mas em todo o estado. “Nós fomos pioneiros em muitas áreas e a informatização total do cartório é um exemplo disso. Não temos mais livros físicos. Tudo aqui é digital, e isso nos dá uma agilidade que não se vê em muitos lugares”, orgulha-se Paulo de Tarso.
O legado familiar: Tradição e futuro
A atividade cartorária sempre foi um negócio para a família Carvalho. Além de Paulo de Tarso, seus filhos, Tarso e Christian Carvalho, atuam como substitutos no cartório, dando continuidade a um legado de mais de 70 anos no mundo cartorário. “Eu cresci dentro do cartório, assim como meus filhos”, conta Paulo de Tarso. Ao falar dos filhos, ele fica todo orgulhoso: “Tarso e Christian são meus braços direitos. Eles estão preparados para seguir adiante e, quem sabe, assumir a serventia no futuro, se aprovado em concurso”, declara.
Tarso Carvalho é advogado, especialista em Direito Notarial e Registral, e atua como substituto no cartório. Christian Carvalho é graduado em Sistemas de Informação e Direito, mestre e doutor em Engenharia de Eletricidade — com ênfase na área da Computação. Desde julho de 2013, exerce a função de tabelião substituto do 2º Tabelionato de Protesto de São Luís/MA e, desde junho de 2014, é superintendente do IEPTB-MA/CENPROT-MA. Ele é responsável pela gestão tecnológica e pela implementação de inovações, como a Central de Remessa de Arquivos (CRA) e a Central Nacional de Protesto (CENPROT). Ambos desempenham um papel fundamental na continuidade do legado da família, assegurando que a tradição de excelência permaneça viva.
Um futuro promissor
Com a missão de fortalecer o sistema de protesto no estado, Paulo de Tarso e sua equipe seguem firmes no compromisso de entregar serviços de qualidade e transformar o 2º Tabelionato de Protesto de São Luís em um modelo de eficiência e inovação para todos os cartórios do Maranhão e do país. “Nossa luta é garantir que o protesto no Maranhão seja referência no Brasil, com cartórios integrados, sistemas eficientes e uma atuação transparente”, finaliza.
O legado de Paulo de Tarso Guedes Carvalho, construído com base na tradição, inovação e compromisso com a excelência, é uma inspiração para toda a classe cartorária do Maranhão e do Brasil.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ANOREG/MA