CURSO DE CAPACITAÇÃO SOBRE RTDPJ REALIZADO EM TERESINA FORTALECE O EXTRAJUDICIAL NA REGIÃO


Paula Brito - 28/03/2024

Nos dias 23 e 24 de março, o evento “Cursos de Capacitação” foi realizado no Gran Hotel Arrey, em Teresina (PI), com o objetivo de capacitar profissionais das áreas notarial e registral, visando garantir maior eficiência, conhecimento e desenvolvimento nas atividades dos cartórios. O público-alvo do evento foram os delegatários, escreventes e auxiliares do leste maranhense, abrangendo também profissionais do Piauí. Ao todo, aproximadamente 90 pessoas participaram.

Na programação, ocorreu o curso “RTDPJ: Novas Atribuições, Mercado e Prática Registral”, ministrado pelo presidente do IRTDPJ/MA, Thyago Soares. O curso foi dividido em três etapas: Prática Registral, Novas Atribuições e Mercado, com foco em potencializar os resultados das serventias.

Thyago apresentou aos colegas questões de ordem prática, do dia-a-dia na área notarial e registral, como também as novas atribuições que estão chegando no mercado diante do SERP, o Serviço Eletrônico de Registro Público, a Central Nacional de Garantias que está sendo implementada, a iniciação do SERPJUD, além da prática jurídica e das novas atribuições.

Além disso, foram tratados temas como métodos para que os delegatários pudessem potencializar o resultado dos cartórios, prestando o melhor serviço à população e informando as vantagens e as benesses de se realizar o registro dos documentos, dos contratos e a organização e a regularidade das pessoas jurídicas junto ao cartório de registro de títulos e documentos e de pessoas jurídicas.

Thyago Soares destacou ainda outras questões abordadas no curso. “Dentro desses temas de maior repercussão, tratamos sobre a implementação da busca e apreensão extrajudicial de bens móveis, sobre a consolidação extrajudicial da propriedade fiduciária, que também vão representar um avanço muito forte no processo de desjudicialização e que será implementado, levado na prática, na ordem do dia a dia, através dos cartórios de registro de títulos e documentos. Por isso a importância também desse treinamento e dessa harmonização do conhecimento pra que a gente possa fazer tudo dentro da lei, pra que a gente possa fazer tudo com a eficácia necessária pra garantir a segurança jurídica que é inerente aos registros públicos”, disse.

“O curso foi um sucesso. Sem sombra de dúvidas o maior curso na área de registros, títulos, documentos e pessoas jurídicas que já foi realizado no estado do Maranhão, especificamente nessa área. Certamente um dos maiores do Brasil diante do volume de pessoas e de ser exclusivamente na área de registro de títulos, documentos e pessoas jurídicas”.

Por fim, ele falou do sucesso do curso e de sua importância para a atividade. 

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Maranhão (ANOREG/MA) destaca a relevância do curso para a área notarial e registral. A iniciativa de capacitação é fundamental para atualização dos profissionais e para aprimoramento dos serviços prestados nos cartórios, garantindo maior eficiência e qualidade no atendimento ao público. Assim, a ANOREG/MA reafirma seu compromisso em apoiar e promover ações que contribuam para o desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo do setor.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ANOREG/MA


ACOMPANHE