POR QUE FAZER COBRANÇA DE DÍVIDA VIA CARTÓRIO DE PROTESTO?


Paula Brito - 15/04/2020

Você sabia que pode recorrer ao protesto extrajudicial para reaver uma dívida? Segundo levantamento do Instituto de Estudo de Protestos de Títulos do Brasil, cerca de 60% dos títulos protestados são pagos em até uma semana.

Ou seja, com a inadimplência cada vez maior, essa é a forma mais simples, rápida e eficiente para empresas e órgãos públicos recuperarem seus créditos.

Antes de começar, é importante pontuar que o protesto de título não se trata de uma ação judicial, mas de uma intimação que tem como objetivo solucionar o problema sem precisar processar o devedor.

É uma maneira de oficializar a existência da dívida, pois o cartório de protesto conta com a fé pública e funciona como um braço auxiliar do Judiciário, garantindo segurança ao credor e ao devedor.

Vale ressaltar que os benefícios de fazer a cobrança via cartório é gratuita para o credor, ou seja, a responsabilidade do pagamento das despesas cartorárias é do devedor.

O consumidor inadimplente também se favorece com negociação do protesto, uma vez que a cobrança da dívida é mais transparente, evitando cobranças abusivas de juros.

Como é feita a cobrança via cartório de protesto?

Ao receber um título, o cartório faz uma análise para saber se todos os requisitos de lei foram cumpridos e, após esse processo, o devedor é notificado sobre o débito em cartório.

Como protestar uma dívida

Para protestar um título, os Cartórios de Protestos oferecem soluções para atender pequenas, médias e grandes empresas. Para saber mais acesse: www.pesquisaprotesto.com.br.

FONTE: https://www.protestosp.com.br/blog/por-que-fazer-cobranca-de-divida-via-cartorio-de-protesto


ACOMPANHE