CENPROT OFERECE CONSULTA GRATUITA DE PROTESTO PARA TODO O BRASIL


Paula Brito - 29/05/2020

Agora é possível consultar se um CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) está com situação regular nos Cartórios de Protesto de todo o país através da internet e de forma gratuita.

Através do site da Central Nacional de Protesto (CENPROT), www.PesquisaProtesto.com.br, você pode fazer uma Consulta Gratuita de Protesto e obter informações sobre a existência de protesto, além de ter toda a orientação de como regularizar essa situação. 

Para fazer a consulta, basta entrar no site e digitar o número do CPF, se for pessoa física, ou do CNPJ, se for pessoa jurídica, para verificar se existe algum título protestado em algum cartório do país. Caso precise comprovar a existência ou não do protesto, a CENPROT oferece o serviço de emissão de Certidão de Protesto. Essa emissão vai detalhar os dados dos protestos existentes para o documento pesquisado ou, caso não existam protestos, será emitida a Certidão Negativa.

Além da Consultas Gratuita de Protesto, a CENPROT também oferece outros serviços como Solicitação de Certidões de Protesto Positivas e Negativas; Cancelamento de Protesto; Envio de Títulos a Protesto e Carta de Anuência.

A CENPROT foi regulamentada em 2019 através do Provimento nº 87 da Corregedoria Nacional de Justiça. Ela foi criada após a sanção da Lei Federal nº 13.775, de 20 de dezembro de 2018, que dispõe sobre a emissão da duplicata eletrônica. Com a aprovação da lei, houve a inclusão do artigo 41-A na Lei 9.492, de 10 de setembro, determinando que os tabeliães de protesto mantenham, em âmbito federal, uma Central Nacional de Serviços Eletrônicos Compartilhados.

Os Cartórios de Protesto estão a cada dia se modernizando mais para oferecer facilidades aos credores e aos interessados em regularizar sua situação de protesto.

Siga-nos nas nossas redes sociais e fique por dentro das principais notícias e ações dos Cartórios de Protesto do Maranhão. 

Instagram: https://www.instagram.com/protestoma/?hl=pt-br 
Facebook: https://www.facebook.com/protestoma/


ACOMPANHE