Vendas em shoppings crescem 5,5% no Natal de 2018


Paula Brito - 28/12/2018

As  vendas  de  Natal  de  2018 cresceram  5,5%  em  relação  ao  ano   anterior,   de   acordo   com   levantamento  feito  pela  Associação  Brasileira  de  Lojistas  de  Shopping (Alshop),  feito  entre  400  empresas  que  englobam  30  mil  pontos  de  venda  distribuídos em todo o País.

O  varejo  deve  movimentar  neste  período  R$  53,5  bilhões.  Entre   os   presentes   mais   procurados   por   segmento   estão   moda   masculina   e   feminina (55%), calçados (32%), perfumes e   cosméticos  (31%),   brinquedos  (30%),  acessórios  de  moda  (19%),   livros   (14%),   celular   e   smartphone  (12%),  joias  e  bijuterias  (9%)  e  eletrônicos  e  eletrodomésticos (6%).

Segundo o balanço da  Alshop,  em  todo  o  ano  o  varejo  de  shopping  cresceu  6%,  com  um  faturamento  de  R$  156,3  bilhões. Os segmentos que mais cresceram foram perfumaria e cosméticos (8%), óculos, bijuterias  e  assessórios  (8%),  brinquedos   (8%),   petz   (7,5%)   eletrodomésticos  (6%)  e  celulares  e  smartphones  (6%)  vestuário  masculino   e   feminino   (1,6%),   eletroeletrônicos (5%). Já o setor de calçados caiu 5%. “Tivemos a  partir  da  Black Friday  um  início  forte  das  vendas  de  Natal  e  uma  entrada  de  capital  referente  a  13º  no  valor  de R$ 211 milhões. O valor, sem dúvida,  serviu  para  acertar  um  pouco as dívidas, mas principalmente  investir  em  compras.  O Natal da família brasileira passa necessariamente por compra de presentes”, disse o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun.

Empregos

De  acordo  com  os  números  da Alshop, cerca de 73 mil funcionários  temporários    foram  convocados  para  o  período  natalino, o que representa um aumento  de  4%  ante  2017.  Destes,  o comércio varejista deve absorver  15%,  o  que  equivale  a  10,9  mil  trabalhadores.  O  valor  médio dos salários foi de R$ 1.200.

FONTE: Agência Brasil


ACOMPANHE