Cartórios de Protesto participam do "Natal Solidário do Convento das Mercês" para crianças do Desterro


Paula Brito - 23/12/2019

Na última sexta-feira, 20, aconteceu o Natal Solidário no Convento das Mercês, no bairro do Desterro, em São Luís/MA. A festa, que é realizada pela Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), reúne a comunidade de Desterro e bairros adjacentes para celebrar o nascimento do menino Jesus e expor os trabalhos desenvolvidos pelas crianças atendidas pela projeto de social durante o ano.

A festa teve o apoio do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA), que destinou o valor arrecadado das inscrições do II Encontro de Tabeliães de Protesto do Maranhão, que aconteceu no último dia 23 de novembro, para o Natal Solidário das Mercês.

Para Christian Carvalho, Superintendente do IEPTB-MA e da Central de Remessas de Arquivo (CRA-MA), é uma grande satisfação participar mais um ano do Natal Solidário do Convento das Mercês. “É com grande alegria que ajudamos a proporcionar para essas crianças um Natal mais feliz e cheio de esperança. Os Cartórios de Protesto do Maranhão ficam muito honrados de fazer parte dessa iniciativa que, através de oficinais de música e artes, proporciona um futuro próspero para jovens e crianças carentes da comunidade”, afirmou. 

O Natal Solidário das Mercês teve muita música com uma programação recheada de artistas maranhenses, grupos e corais natalino, além de muita solidariedade. Na festa também teve a entrega de brinquedos e alimentos arrecadados na Campanha de Doação Natal Solidário das Mercês, que foram distribuídas para as famílias da comunidade.

O evento também contou com a exposição dos trabalhos dos alunos do Projeto Arte de Viver, que oferece curso de desenho e pintura para as crianças carentes da comunidade. O curso é uma realização da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) e beneficia, desde 2017, crianças do Desterro, Portinho e Centro Histórico, algumas em risco social.

Foram expostos 40 quadros pintados com tinta acrílico sobre tela de 20 crianças, com idades entre 7 e 12 anos, que participam, durante todo o ano, do curso ministrado pelos artistas visuais Ton Bezerra e Lena Santos no Convento das Mercês.

Christian Carvalho destaca ainda que o Projeto Arte de Viver é fundamental para ajudar na mudança de realidade dessas crianças através da arte e da educação. “Através do curso de pintura, que é desenvolvido durante todo o ano, essas crianças começam a perceber que podem mudar a realidade em que vivem através do estudo e da arte”, frisou.

A festa teve ainda a apresentação da Banda Bom Menino das Mercês, coral, exposição, Coral Infantil da FMRB e Conjunto de Flautistas Mirins da FMRB, Orquestra de Música Jovem João do Vale, Show Milhões de Uns, com Joãozinho Ribeiro, Josias Sobrinho e Kátia Espíndola.


ACOMPANHE