CARTÓRIOS DE PROTESTO PODEM REALIZAR COBRANÇA COM A FINALIDADE DE RECUPERAR CRÉDITO


Paula Brito - 31/10/2022

Os Cartórios de Protesto de Mato Grosso podem realizam de forma gratuita cobrança para pessoa física ou jurídica que possui algum título ou documento comprovando a existência de um crédito a receber.

O protesto extrajudicial é um instrumento jurídico instituído pela Lei Federal nº 9492/1997, ou seja, é um procedimento legal utilizado pelos Cartórios de Protesto com a finalidade de recuperar crédito.

"Assim que o apresentante (credor) entrega um título ou documento de dívida para ser protestado, o tabelião analisa-o e, se preenchidos os requisitos legais, intima a pessoa inadimplente para quitar a dívida em três dias úteis. Se isto não ocorrer, o protesto é lavrado e a pessoa fica impossibilitada de fazer financiamento, empréstimo, receber cartão de crédito, dentre outras pendências, inclusive a inscrição em cadastros de devedores”, informa a presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT), Niuara Ribeiro Roberto Borges.

O credor não precisa se preocupar em adiantar nenhum valor no cartório, pois todas as despesas com os emolumentos são de responsabilidade do devedor.
"Isso vem fazendo com que o protesto ganhe cada vez mais adeptos, principalmente também por ser um procedimento simples, seguro e eficaz. Todos os títulos e documentos são recepcionados por nossa Central de Remessa de Arquivos, responsável por fazer a distribuição deles aos cartórios de cada localidade e de forma totalmente eletrônica, ganhando tempo, o que proporciona satisfação ao usuário”, argumentou a presidente 

Niuara Ribeiro exalta que os títulos ou documentos também podem ser apresentados por meio eletrônico, bastando que a pessoa interessada tenha cadastro no site https://site.cenprotnacional.org.br/.

“O acesso é fácil e a plataforma é autoexplicativa. Por lá, o usuário preenche os campos solicitados e anexa os documentos comprovando a dívida. Vale ressaltar que o protesto extrajudicial tem um índice de 65% de êxito na recuperação de créditos privados e que é muito importante na redução da inadimplência, favorecendo o ambiente de negócios e contribuindo com o movimento da economia”, explica.
 

Com informações da Assessoria/IEPTB-MT

Fonte: https://www.leiagora.com.br/noticia/127453/cartorios-de-protesto-podem-realizar-cobranca-com-a-finalidade-de-recuperar-credito


ACOMPANHE