CARTÓRIOS RELATAM BOA ADAPTAÇÃO NOS ATENDIMENTOS ON-LINE
Paula Brito - 08/06/2020
Para se adaptar às necessidades de distanciamento social recomendadas pelos órgãos da saúde, no Brasil, cartórios de nota estão oferecendo a maioria dos serviços online. A medida tem sido bem-recebida pelos clientes e também pelos funcionários que estão adquirindo novas habilidades com a modalidade.
A autorização para que os cartórios trabalhem de maneira online já está valendo desde o mês de abril e, para viabilizar as atividades, uma nova plataforma foi criada. De acordo com Daniel de Almeida, presidente do Colégio Notorial do Brasil, secção São Paulo, e tabelião do 2º Tabelitão de Nota de Ribeirão Preto, a adequação foi surpreendente.
“Como toda mudança, foi preciso um aprendizado. No entanto, o que percebemos é que a plataforma e o modelo de trabalho proposto foram de fácil absorção. A ferramenta foi desenvolvida para navegação ser intuitiva, o que proporcionou uma adaptação mais rápida do que esperávamos. Não houve grandes problemas no dia a dia. “, conta Daniel.
Para o tabelião, a pandemia do coronavírus apenas adiantou o processo de migração para o modelo online que já estava previsto para acontecer. “A plataforma estava em desenvolvimento desde o ano retrasado, só foi preciso acelerar o processo para colocá-la no ar”, explica.
Redução na demanda
Assim como diversos setores da economia, os cartórios também registram uma redução nos serviços notoriais. Segundo Daniel, no mês de abril a queda na procura foi de 60%.
Já no mês de maio, foi percebido um aumento gradativo, o que indica, para ele, que em breve tudo deve ser normalizado.
“Justamente por ainda sentir que há uma redução considerável que não estamos abrindo em tempo integral. A expectativa, porém, é que no mês de julho possamos voltar ao horário de atendimento normal, ainda que o serviço não tenha sido restabelecido plenamente”, informou.
Serviços online devem expandir
Atualmente, é possível que o cidadão faça todos os serviços notoriais de maneira remota, como procurações, inventário, documento de união estável, divórcio, pacto antenupcial, escritura de compra e venda, de doação, de dação em pagamento e atas notoriais.
No setor de reconhecimento de firma e autenticação, a plataforma ainda está em desenvolvimento, porém, já em fase final. “Acreditamos que em, no máximo, dois meses possamos colocá-la em funcionamento para o público. Quando isso acontecer, os cartórios de notas terão 100% dos serviços oferecidos de forma online”, concluiu.
FONTE: https://www.contabeis.com.br/noticias/43298/cartorios-relatam-boa-adaptacao-nos-atendimentos-online/