CARTÓRIOS DE PROTESTO DO MARANHÃO PARTICIPAM DO 20º ENCONTRO CONVERGÊNCIA 2024 EM CAETÉ/MG


Paula Brito - 30/09/2024

O Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB/MA) participou do 20º Encontro Convergência 2024, o maior encontro de tabeliães de protesto de títulos do país, que foi realizado na cidade de Caeté, em Minas Gerais. O encontro aconteceu entre os dias 25 a 27 de setembro no auditório do Tauá Resort & Convention.

A cerimônia de abertura, que reuniu cerca de 500 participantes, contou com a participação de tabeliães e representantes dos cartórios de protesto de todo o Brasil. Participaram da mesa de abertura, André Gomes Netto, presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB-BR); Leandro Gabriel Moura Teixeira Mota, presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Minas Gerais (IEPTB-MG); Germano Toscano, presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – IEPTB-PB e 1º secretário do IEPTB-BR, criador do Convergência; Rogério Barcelar, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR) e da Confederação Nacional dos Notários e Registradores (CNR); Ari Álvares Pires Neto, presidente da  Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais (SERJUS-ANOREG/MG) e vice-presidente da (ANOREG/BR); Roberto Andrade, deputado estadual de Minas Gerais; Desembargadora Kárin Emmerich, vice-corregedora-geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ/MG). Além das participações de Romeu Zema, governador de Minas Gerais (de forma virtual) e Léo Barros Almada, ex-presidente do IEPTB (também de forma virtual).

Representaram os Cartórios de Protesto do Maranhão, o presidente do IEPTB/MA, Paulo de Tarso Guedes Carvalho; o Superintendente do IEPTB-MA e da Central de Remessas de Arquivos (CRA-MA), Christian Carvalho; a titular da Serventia Extrajudicial de Igarapé Grande/MA e vice-presidente do IEPTB-MA, Gabriella Caminha; o tabelião do 1º Ofício Extrajudicial de Paço do Lumiar/MA, Felipe Truccolo; a tabeliã do 1º Ofício Extrajudicial de Colinas/MA, Anamaria Lobo; a tabeliã do Ofício Único de Miranda do Norte, Antônia de Lima Silva e os colaboradores da CRA-MA, Paula Brito e Alesson Araújo.

Para Paulo de Tarso Guedes Carvalho, presidente do IEPTB/MA, o encontro de tabeliães de protesto de títulos foi de extrema importância para todos os envolvidos, pois foi discutido diversos temas relevantes para a classe cartorária. “O 20º Encontro Convergência nos deu a possibilidade de convergir com todos os envolvidos em uma única direção, com o objetivo principal de melhorar cada vez mais os serviços oferecidos nos cartórios de protesto em todo o país”, frisou.

A 20ª Convergência abordou discussões sobre temas como a desjudicialização da execução civil, o papel do sistema extrajudicial no fomento do empreendedorismo, a desjudicialização e a melhoria do ambiente de negócios, protesto das certidões de dívida ativa, PL 6204/2019 e sobre as novas ferramentas do protesto de títulos como a Resolve e a CENPROT.

Para Christian Carvalho, Superintendente do Instituto de Protestos do Maranhão, participar da Convergência 2024 é uma grande satisfação. “A 20ª Convergência, realizada em Caeté, Minas Gerais, é mais um marco para a classe de tabeliães de protesto do país, pois nesses 03 dias de evento foi possível discutir diversos assuntos essenciais para a valorização e evolução dos serviços oferecidos nos cartórios de protesto”, destacou.

O 21º Encontro Convergência 2025 já tem local definido: será na nossa capital maranhense São Luís. Então prepare-se e até 2025.

Fonte: Ascom do IEPTB-MA


ACOMPANHE