CARTÓRIOS DE PROTESTO ABREM 19ª EDIÇÃO DO ENCONTRO CONVERGÊNCIA
Paula Brito - 25/09/2023
O 19º Encontro Convergência 2023, o maior encontro de tabeliães de protesto do Brasil, foi oficialmente aberto na última quarta-feira (20). O encontro nacional de tabeliães de protesto de títulos e outros documentos de dívida foi realizado entre os dias 20 e 22 de setembro no Hotel Windsor Barra, localizado na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Na mesa de abertura, estavam presentes o presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil, André Gomes Netto, o presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Rio de Janeiro, Celso Belmiro, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, o procurador geral do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Sérgio Cavallieri, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Antonio Saldanha Palheiro, o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil, Rogério Bacellar, o senador da Paraíba Efraim Filho e o monsenhor José Gomes Moraes.
O presidente do IEPTB, André Gomes Netto, disse como o protesto extrajudicial nos próximos anos se posicionará nesses “novos horizontes”. “Ninguém discute que o protesto extrajudicial tem se notabilizado ao longo do tempo como o verdadeiro veículo oficial de recuperação de crédito no Brasil. Ele é prova solene insubstituível, dotada de fé pública, a cargo de profissionais do direito recrutados através de um dos mais difíceis concursos públicos existentes no país. Só os cartórios configuram o inadimplemento no sentido técnico jurídico”.
O presidente do IEPTB/RJ, Celso Belmiro, agradeceu a presença de todos e desejou aos participantes um ótimo congresso. “Quando eu olho esse auditório cheio, eu olho e recebo todo carinho de vocês e tenho a sensação de dever cumprido”.
O presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São Paulo (IEPTB-SP), José Carlos Alves, comentou sobre a importância do evento, dizendo que o Convergência é um elemento agregador de todos os tabeliães de protesto. “São nesses encontros que há uma troca de ideias, de conhecimento e de experiências. A importância é muito grande. Tudo o que acontece no Convergência serve para iluminar os tabeliães de protesto”.
Ainda na abertura, foram entregues as Medalhas de Honra ao Mérito “Léo Barros Almada”, maior honraria do protesto extrajudicial brasileiro. As comendas foram entregues ao ministro do STJ Antonio Saldanha Palheiro, ao desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, ao presidente do IEPTB/PR, João Norberto França Gomes, ao senador Efraim de Araújo Morais Filho, ao consultor Marcos de Oliveira Pereira e uma homenagem surpresa ao presidente do IEPTB, André Gomes Netto.
Fonte: Jornal do Protesto