Livro coordenado pelo Juiz Alberto Gentil terá capítulo especial sobre Protesto


Paula Brito - 29/10/2019

A Livraria da Vila, localizada no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, será palco na quinta-feira (31.10), às 19h, do lançamento do livro “Registros Públicos”, obra coordenada pelo Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ /SP), Alberto Gentil de Almeida Pedroso.

Segundo Alberto Gentil, o livro “Registros Públicos”, que tem mais de mil páginas, foi idealizado e desenhado de uma maneira muito particular.

“Cada uma dessas naturezas contou com um especialista.  Com um profissional reconhecido na área do extrajudicial, com experiência acadêmica, que pode contribuir no campo prático  e teórico com o que mais sabe sobre os assuntos e especialidades destacadas no livro. Ao longo de mais de mil páginas, cada um dos autores se debruçou no capítulo de competência para trabalhar os principais assuntos”, revela Alberto Gentil. 

A obra, que tem um capítulo especifico sobre o Tabelionato de Protesto, contou com a colaboração do Tabelião de Protesto de Letras e Títulos de Santo André, Mario de Carvalho Camargo Neto.

“Meu trabalho foi simplesmente compilar o que havia  de  debates  e  também  trazer algumas  questões  que  são  motivo  de  divergência,  inclusive  dentro  da  classe,  e  são  também  motivo  de  disputa teórica”, comenta o Tabelião.

Ainda de acordo com Mario Camargo, o livro trata da experiência paulista, mas tem caráter nacional ao abordar normas específicas  de cada Estado e normas nacionais publicadas pela Corregedoria Nacional de Justiça.

“Trato sim de maneira plena as normas paulistas mas trato também das normas nacionais. Das normas do CNJ, inclusive os Provimentos nº 86 e nº 87, e também normas de outros Estados. Trazendo o que há de mais diferente em um Estado e outro. A ideia é que realmente seja um trabalho para ser aplicado no Brasil inteiro, tendo sido  usados  como  referência  trabalhos  de  Tabeliães  de diversos estados”, ressalta o Tabelião.

Para Alberto Gentil, a obra pode ajudar e alcançar um público bastante heterogêneo, que irá se beneficiar das discussões travadas no livro.

“Espero que ele possa ajudar tanto o nosso aluno, aquele que presta concurso  para  ingresso,  e  também  para  remoção,  mas  também  para  o prático. Seja o livro de balcão, da mesa, do escrevente, do titular, para poder de alguma forma  contribuir  a  atividade  extrajudicial.  É uma grande alegria, fiquei feliz  em  participar  de  um  livro como esse, e contar com a confiança e contribuição de grandes profissionais ao meu lado”, conclui o Juiz.

FONTE: JORNAL DO PROTESTO MA


ACOMPANHE