Instituto de Protesto do Maranhão convida tabeliães e funcionários de cartórios para palestra sobre CENPROT


Paula Brito - 24/05/2019

No dia 08 de junho de 2019 acontecerá em São Luís/MA a apresentação da CENPROT (Central Nacional de Protesto) para todos os Cartórios de Protesto do Maranhão, criada pela Lei Federal 13.775/2018. O encontro acontecerá no auditório Armando Gaspar, no SEBRAE Jaracaty, a partir das 08 da manhã.

O encontro é uma realização do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA) e é destinado a tabeliães de protesto, funcionários de cartório e empresas de desenvolvimento de softwares. 

A CENPROT será apresentada aos cartórios de protesto do Maranhão pelo gestor de Tecnologia do Instituto de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB-BR), Luiz Paulo Souto Caldo. O gestor já passou por estados como Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul, Alagoas e Paraná apresentando a nova ferramenta.

Para Christian Carvalho, Superintendente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA), a presença dos cartórios de protesto neste momento será muito importante. “Todos os tabeliães do Maranhão e seus respectivos funcionários estão convidados a participarem da palestra, que será de grande importância para que todos entendam melhor o sistema e sejam orientados da forma correta sobre o uso da nova ferramenta”, frisou.

A CENPROT NACIONAL tem o objeto principal oferecer as pessoas acesso direto, de forma automatizada e centralizada, aos Cartório de Protesto de todo o Brasil. Por meio desta central será possível prestar oferecer serviços de escrituração e emissão de duplicatas, recepção e distribuição de títulos e documentos de dívida para protesto, consulta gratuita de devedores inadimplentes protestados, anuência eletrônica para cancelamento de protesto, entre outros.

A Central entrou em vigor através da Lei 13.775/2018, que altera a Lei 9.492/1997 no Art. 41-A, implementando, em âmbito nacional, a Central Nacional de Serviços Eletrônicos Compartilhados.

As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas pelo site do IEPTB-MA: https://ieptbma.com.br/eventos/apresentacao-da-central-nacional-de-protesto-cenprot. Mais informações pelo WhastApp: (98) 98 8430-9481.

FONTE: IEPTB/MA 


ACOMPANHE