ARTIGO - 2021: MONTANHA-RUSSA - POR ARTHUR DEL GUÉRCIO NETO
Paula Brito - 08/12/2021
Na última coluna de 2020, citamos que muitas pessoas diziam ser um ano para ser esquecido, em especial por todas as adversidades trazidas pela pandemia do Coronavírus. Tal discurso vem sendo repetido em 2021, pelas mesmas razões, acrescidas das crescentes dificuldades econômicas.
2021 foi um ano repleto de altos e baixos, com ares de uma montanha-russa. A esperança de uma efetiva imunização em massa com a (polêmica) vacina gerou picos de alegria e tranquilidade; por outro lado, os efeitos desastrosos, em aspectos financeiros, da ausência de trabalho nos lockdowns, vêm tirando o sono de inúmeros cidadãos.
Diante do cenário exposto, é interessante analisar a atuação dos cartórios, os quais vêm desempenhando com intensa dedicação e eficiência a sua primordial missão de garantir segurança jurídica à população.
Atuando ininterruptamente desde o início da pandemia, por serem tratados como atividade essencial, tabeliães, oficiais de registro e suas equipes de colaboradores aperfeiçoaram um serviço já anteriormente desenvolvido com maestria.
Os espaços físicos dos cartórios foram cercados de absolutamente todas as medidas de segurança necessárias à contenção do vírus, com firme norte do CNJ: controle de entrada de pessoas, espaçamento entre assentos, álcool em gel, divisão com placas de acrílico nos postos de atendimento etc.
A atuação no espaço virtual vive franca evolução. O e-notariado permitiu que os atos notariais fossem assinados digitalmente, com a mesma segurança da assinatura física, democratizando ainda mais o acesso aos serviços prestados por tabeliães de notas. Oficiais de registro e tabeliães de protesto penetraram no mundo digital, ofertando aos usuários a chance de opção confiável e tranquila entre o físico e o virtual.
É tempo de reflexão, de agradecer por 2021 e iniciar a construção de um magnânimo 2022; a valorização dos cartórios é nítida, vez que estiveram ao lado da população nos momentos mais árduos, garantindo o exercício de direitos relevantes em suas vidas.
Arthur Del Guércio Neto - Tabelião de Notas e Protestos em Itaquaquecetuba. Especialista em Direito Notarial e Registral. Especialista em Formação de Professores para a Educação Superior Jurídica. Escritor e Autor de Livros. Palestrante e Professor em diversas instituições, tratando de temas voltados ao Direito Notarial e Registral. Coordenador do Blog do DG (www.blogdodg.com.br).
FONTE: Blog do DG