PROTESTO VIA CENPROT: COBRE DÍVIDAS DE GRAÇA E SEM SAIR DE CASA


Paula Brito - 24/07/2020

Quem trabalhou ou vendeu e ainda não recebeu conta com uma nova facilidade: o Protesto via CENPROT (Central Eletrônica dos Cartórios do Protesto) - com ele é possível cobrar dívidas em cartório gratuitamente. O novo serviço permite o envio de títulos para cobrança em cartórios de todo o Brasil pela internet. A novidade visa auxiliar pessoas físicas e jurídicas que estão sofrendo os impactos causados pela inadimplência. 

O serviço funciona como um balcão de atendimento online e é indicado para aqueles credores que possuem um baixo volume de devedores e que precisam utilizar o protesto de maneira pontual. Funciona assim: você acessa o site do serviço e realiza o cadastro utilizando o seu certificado digital. Feito isso, basta informar os dados do título que você quer cobrar e enviar a solicitação de protesto ao cartório. Simples assim! Após a confirmação do cartório, o devedor será notificado e receberá o prazo adicional de 3 dias úteis para quitar a dívida.

Você pode conferir o passo a passo do envio de títulos através do link: https://youtu.be/uI-t8EqqNMI.

Via CENPROT, dívidas com até 1 ano de atraso não geram custo algum para quem esta cobrando, pois as despesas de cartório ficam inteiramente a cargo do devedor. Também é possível utilizar o serviço para cobrar dívidas com mais de um ano, nestes casos as despesas de cartório devem ser antecipadas pelo credor (que recebe esse valor quando a dívida for quitada pelo devedor).

Com o protesto mais de 70% das dívidas são resolvidas em até 3 dias úteis. Quando a dívida é paga dentro desse prazo o devedor não chega a ser protestado e o cartório repassa o valor da dívida para a conta informada no momento do cadastro. Se a dívida não for paga dentro dos 3 dias úteis, o título é protestado, o devedor terá seu crédito restrito e precisará procurar o credor para quitar a dívida.

Para saber clique aqui e acesse a site do serviço.

FONTE: IEPTB RS


ACOMPANHE