JUÍZA DA CGJ-MA PARTICIPA DE ENCONTRO NACIONAL DE TABELIÃES NO RIO DE JANEIRO


Paula Brito - 27/09/2023

Entre os dias 20 e 22 de setembro, o Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil (IEPTB) promoveu o Encontro Nacional de Tabeliães de Protesto de Títulos e Documentos de Dívida, intitulado 19º Encontro Convergência. O evento ocorreu no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro e reuniu participantes de todo o país, com o objetivo de debater temas relevantes para o serviço extrajudicial de protesto.

Logo no evento de abertura, os participantes prestigiaram a entrega das medalhas de honra ao mérito “Léo Barros Almada”. Durante os três dias de debates foram abordados temas relevantes para a classe cartorária, entre eles, o avanço do provimento 87/2019 do CNJ, o protesto notarial e sua função no mercado do crédito, a desjudicialização como instrumento de expansão da base de crédito, os institutos de protesto,informática e inteligência artificial nos serviços judiciais e extrajudiciais, entre outras temáticas.

A juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA), Ticiany Gedeon Palácio, marcou presença durante o evento e destacou a importância de sua realização. “Foi um evento muito rico, muito proveitoso, gerou muitos insights para que possamos criar melhorias dentro das nossa coordenação das serventias no Maranhão, trazer essas novidades, principalmente tecnológicas”, comentou a juíza que também atua na coordenação da serventias extrajudiciais da CGJ.

O evento contou com mais de 600 inscritos durante toda a programação, entre as presenças, destacam-se as autoridades no campo jurídico, o ministro do STF, Luiz Fux; e os advogados Marco Aurélio Carvalho e Tiago de Lima Almeida.

MAIOR EFETIVIDADE DOS CARTÓRIOS DE PROTESTO
“Durante o evento tivemos contato com vários profissionais que atuam no âmbito do registro de protestos. Aprendi sobre novos projetos de lei (PL 4188) que estão tramitando no senado e que visam unir, parametrizar os sistemas do Cenprot com os sistemas do judiciário” foi dessa maneira que a juíza da CGJ-MA, Ticiany Palácio demonstrou satisfação com as novidades que o evento propôs-se a agregar.

A magistrada destacou a excelência das palestras que abordaram, principalmente os meios de alcançar a maior efetividade dos Cartórios de Protesto no Brasil. Os painéis deram destaque às Centrais  de Protesto (Cenprot), mostraram os percentuais de sucesso da cobrança de dívida, as evoluções do sistema, a história do sistema, a fim de fazer as execuções fiscais e gerar maior efetividade na cobrança das dívidas. 

Outra palestra em consonância com a atualidade dos serviços judiciais e extrajudiciais e com a efetividade das atividades foi “Informática e inteligência artificial nos serviços judiciais e extrajudiciais: plataformas, inclusão digital e segurança jurídica”.

PRÓXIMA EDIÇÃO
A cerimônia de encerramento contou com a Reunião Geral de Tabeliães de Protesto. Na ocasião ficou determinado o local onde será realizada a próxima edição do evento. O estado escolhido para sediar o 20º Encontro Convergência foi Minas Gerais.

Fonte: Ascom da CGJ/MA


ACOMPANHE