Instituto de Protesto participa do II Congresso de Notários e Registradores do Maranhão
Paula Brito - 30/09/2019
O Instituto de Estudos de Protesto do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA) participou na última sexta-feira, 27, do II Congresso de Notários e Registradores do Maranhão, que aconteceu no Rio Poty Hotel, em São Luís/MA.
O evento foi promovido pela Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão (ATC/MA) e teve como objetivo promover e fortalecer discussões sobre os principais temas que envolvem os notários e registradores nos últimos tempos, além de abrir espaço para a troca de conhecimentos com grandes nomes da área notarial e registral do país.
Os participantes puderam presenciar palestras enriquecedoras como a do Desembargador Marcelo Carvalho Silva, corregedor-geral da Justiça do Maranhão, que falou sobre “Dignidade da Pessoa Humana”, onde abordou aspectos sociais do princípio constitucional. Também tiveram a oportunidade de conferirem a palestra da tabeliã Graziella Guerra, que explanou sobre os Atos Notariais e a Desjudicialização. Logo em seguida, foi a vez do Desembargador do Paraná, Fábio Dalla Vechia, proferir a palestra “Cartórios, Fiscalização Judicial, Sim ou Não?” e para encerrar o primeiro dia de evento, os participantes puderam conferir a palestra “Cartórios, Hoje: Sim ou Não?” do Desembargador de São Paulo, Ricardo Dip.
Para o presidente do Instituto de Estudos de Protesto do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA), Paulo de Tarso Guedes Carvalho, eventos como esse só fortalece mais a classe cartorária, que tanto vem se esforçando para melhorar os serviços oferecidos para a sociedade. “Participar do II Congresso de Notários e Registradores do Maranhão é uma grande satisfação, pois fortalece cada vez mais o elo entre as instituições que lutam diariamente pelo fortalecimento dos cartórios maranhenses”.
Além das palestras, os participantes puderam passear pela Exposição “Registros Públicos no Brasil: uma narrativa histórica” que estava disponível para visitação no hall do hotel. A exposição, que teve como responsável a historiadora carioca Mariana Tavares, contou um pouco da história dos registros públicos no país desde o período colonial, perpassando as diferentes fases da História Brasileira. Segundo a historiadora, a exposição teve como objetivo mostrar aos visitantes a importância dos cartórios no Brasil, sobretudo no estado do Maranhão. “As pessoas que visitaram a exposição acompanharam uma “viagem ao passado” e se depararam com o histórico dos Registros Públicos, mesclados com a formação do estado do Maranhão, especialmente durante o período escravagista. Eles puderam conhecer cerca de 20 documentos textuais sobre a escravidão no Maranhão, todos cedidos pelo Cartório de Ofício Único de Alcântara, além de livros, máquinas de escrever, canetas, telefones da época, dentre outros objetos”, destacou.
Christian Carvalho, Superintendente do IEPTB-MA e da Central de Remessas de Arquivos (CRA-MA) destacou a importância da exposição para que a sociedade maranhense saiba do valor dos cartórios para a história do Brasil. “A exposição só fortalece ainda mais a importante história que os cartórios têm no país, em especial no estado do Maranhão. O trabalho de registro no país sempre existiu e é extremamente relevante que todos saibam da importância dos cartórios para a história,” frisou.
No segundo dia de evento, 28, os presentes puderam participar de 04 minicursos que foram: “Georreferenciamento”, com o tabelião do Paraná, Marcelo Cavalli. “Princípios do Registro de Imóveis” com o Desembargador de São Paulo, Ricardo Dip. “Prática Notarial em Direito de Família e das Sucessões” com o tabelião de São Luís, Gustavo Dal Molin e “Regularização Fundiária” com o Desembargador de São Paulo, Vicente Amadei.
FONTE: ASCOM IEPTB-MA