ARTIGO - "O BOM ESCREVENTE" - POR ARTHUR DEL GUÉRCIO NETO


Paula Brito - 05/05/2022

Em inúmeros artigos abordamos assuntos notariais e registrais relevantes, tratando quase sempre das figuras dos tabeliães e oficiais de registro, os quais são os responsáveis pela prestação do serviço público a eles delegado, após aprovação em concurso público.

No entanto, o intuito do presente artigo é enaltecer aquelas figuras que compõem o quadro funcional de um cartório: estagiários, auxiliares, escreventes e substitutos. Sem a colaboração dessas importantes pessoas, nenhum notário ou registrador conseguiria trabalhar; pode-se dizer com  tranquilidade que são o motor do cartório!

Os estagiários têm como missão, além de aprender, ser um ponto de apoio à prestação do serviço; função análoga, mas regrada juridicamente de maneira distinta, compete aos auxiliares, os quais são responsáveis pela preparação de incontáveis atos notariais e registrais, que serão lavrados e praticados pelas figuras citadas no parágrafo a seguir.

Os escreventes praticam os atos autorizados pelo tabelião ou oficial de registro, e até por isso são popularmente conhecidos como “escreventes autorizados”. Aqueles colaboradores que gozam de maior confiança, são nomeados substitutos e agem em território laboral inerente aos titulares, praticando todo e qualquer ato de competência da especialidade.

Sim, tais figuras são as responsáveis pelo bom andamento do cartório, com excelência, o que implica em fazer muito mais do que aquilo que se espera de um trabalhador comum. Foi-se o tempo em que laborar no cartório era sinônimo de bater carimbo; atualmente há um verdadeiro aconselhamento, assessoramento jurídico e até mesmo pessoal.

É comum os escreventes se tornarem amigos e confidentes das pessoas que atendem, pois o vínculo é de singela confiança. A arte de ouvir torna-se crucial. Após a atenta oitiva, orientar o melhor caminho a trilhar.

Que notários e registradores valorizem cada vez mais suas equipes, as quais são a sua voz, corpo e ação no atendimento ao público, uma relação de umbilical colaboração.

Fonte: Blog do DG 


ACOMPANHE