ARTIGO: A tecnologia e os cartórios - por Marcio Valory
Paula Brito - 26/11/2018
Surgida a partir da necessidade de mediação nos relacionamentos sociais, a atividade notarial tem séculos de existência no Brasil, tendo começado a partir do chamado registro do vigário (Lei nº 601/1850 e Dec. 1.318/1854). Através dele, a Igreja Católica passou a organizar a legitimação da aquisição pela posse através do registro em livro próprio, como forma de diferenciar as terras públicas das privadas.
Em 1988, a constituinte encontrou a solução para os serviços extrajudiciais através dos cartórios, com a instituição do concurso público para o ingresso no setor. Esses cartorários são defensores dos estados políticos e individual, da liberdade, da privacidade, da honra e dos bens materiais.
Atualmente, com o objetivo de oferecer serviços cada vez mais ágeis e simplificados, os cartórios investem em gestão inteligente. Absorveu-se a realidade inevitável das novas tecnologias de informação, comunicação e gestão estratégica e informatizou os trâmites. Acabaram-se os livros, os vários carimbos, as gelatinas para as cópias. Estamos na época em que os arquivos são digitalizados, acessíveis e disponibilizados on-line, reduzindo tempo e simplificando processos.
O melhor exemplo disso sã as centrais cartorárias. Elas possibilitam o acesso a documentos registrados em cartórios do outro lado do país pelo smartphone. Os documentos emitidos atualmente possuem um QR code, através do qual a veracidade de um documento é checada em segundos, também como o auxílio do celular.
Mas, afinal, qual será o impacto das novas tecnologias nas atividades dos cartórios e dos cidadãos que utilizam os seus serviços? Existem os pessimistas, que enxergam apenas o caos momentâneo e agem como se o mundo fosse desabar. Outros, mais moderados, percebem a urgência dos fatos e utilizam a estratégia de aguardar o desfecho, paralisando ações em nome da cautela. Há ainda um terceiro grupo, de otimistas, que enxergam nas mudanças oportunidades de inovar, aproveitando o ambiente de transformações para mudar paradigmas e construir exemplos de sucesso.
Tão importante quanto as soluções adequadas para o presente são as soluções pensadas para o futuro. É essencial estruturar os pensamentos, aproveitar as oportunidades, agir, investir, dar o próximo passo.
O sucesso de qualquer atividade é resultado de respostas necessárias ao dinamismo da sociedade e dos governos. Deve-se investir em tecnologia institucionalmente, implementando sistema integrado de gestão capaz de compilar e entregar informações àqueles que utilizam sistema notarial e registral. Sempre com foco na prestação dos serviços mais eficientes para o cidadão.
*Artigo escrito por Marcio Valory – presidente do Sindicato dos Cartórios do Espírito Santo (SINOREG-ES)
FONTE: A GAZETA