ACADÊMICOS DO CURSO DE DIREITO DA UFMA PARTICIPAM DE AULA PRÁTICA NO 2º TABELIONATO DE PROTESTO DE SÃO LUÍS


Paula Brito - 12/04/2024

Na manhã desta quinta-feira (11), o 2º Tabelionato de Protesto de São Luís/MA recebeu a visita de 30 acadêmicos da Disciplina em Direito Notarial e Registral da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Conduzidos pela professora e tabeliã Juliana Soares, titular do 5º Tabelionato de Notas de São Luís, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer na prática como funciona o dia-a-dia de uma serventia extrajudicial com atribuição em protesto de títulos e outros documentos de dívida.

Ao chegarem ao Tabelionato, os estudantes, divididos em 02 grupos, foram recepcionados por Paulo de Tarso Carvalho, presidente do IEPTB-MA e tabelião do 2° Tabelionato de Protesto de São Luís; e por Christian Carvalho, superintendente do IEPTB-MA e tabelião substituto do 2º Tabelionato. 

Na ocasião, Paulo de Tarso deu as boas-vindas aos alunos e a professora Juliana Soares e em seguida concedeu a palavra para Christian Carvalho, que conduziu a aula prática apresentando todas as funcionalidades do Tabelionato de Protesto.

"Apresentar as funcionalidades e o Tabelionato de Protesto para os acadêmicos de Direito foi muito gratificante, principalmente para nós que vivenciamos todos os dias a importância dessa atribuição para a sociedade. Ficamos extremamente felizes por poder contribuir com a nossa experiência para o conhecimento desses alunos. Parabenizamos a professora e tabeliã Juliana Soares pela sensibilidade e iniciativa em proporcionar aos seus alunos uma aula prática dentro de uma serventia extrajudicial", afirmou.

Segundo Juliana Soares, esta é a segunda turma da disciplina de Direito Notarial e Registral do curso de Direito da UFMA e hoje os alunos tiveram uma aula sobre o funcionamento do Tabelionato de Protesto, os procedimentos, os títulos protestáveis, os prazos, as intimações e uma explanação sobre a importância do Tabelionato de Protesto na recuperação de crédito. 

"Os alunos puderem vivenciar um pouco da prática do cartório, observar o seu funcionamento e também sanar algumas dúvidas práticas. Uma excelente oportunidade para os alunos que desejam atuar na advocacia extrajudicial ou então pensam em ingressar na carreira por meio do concurso público de ingresso nos serviços extrajudiciais", disse.

O tabelião Paulo de Tarso Carvalho foi o anfitrião da visita e elogiou a iniciativa da professora. "Ficamos muito felizes de sermos escolhidos para apresentar a atribuição de protesto para os acadêmicos de Direito da UFMA. Que essa visita incentive esses alunos a seguirem o caminho do extrajudicial", frisou.

O 2º Tabelionato de Protesto de São Luís/MA fica agradecido pela presença de todos e lisonjeado por poder fazer parte desse momento importante para o aprendizado dos acadêmicos de Direito.


ACOMPANHE