ADVOGADOS PARTICIPAM DE MINICURSO REALIZADO PELA COMISSÃO DE DIRETO NOTARIAL E REGISTRAL DA OAB-MA SOBRE A PRÁTICA DA ADVOCACIA PERANTE OS CARTÓRIOS


Paula Brito - 24/09/2021

A Comissão de Direito Notarial e Registral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Maranhão (OAB-MA) realizou, em parceria com a Comissão de Direito das Famílias, o minicurso híbrido voltado ao mercado das serventias extrajudiciais. O minicurso aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro na plenária da Ordem, em formato presencial e on-line, com transmissão pelas plataformas Zoom e YouTube.

Com mais de 400 pessoas inscritas, o minicurso contou com uma programação bastante diversificada e com a participação de renomados nomes da área notarial e registral do Maranhão, que compartilharam seus conhecimentos com os participantes sobre temas como Usucapião, Divórcio, Testamento e Inventário.

No primeiro dia de minicurso, os tabeliães Carolina Mota (3º Tabelionato de Notas de São Luís) e Marcos Leal (4º Tabelionato de Notas de São Luís) discorreram sobre Divórcio e Usucapião. Já no segundo dia, foi a vez de Juliana Soares (5º Tabelionato de Notas de São Luís) e Pedro Henrique Cavalcante (6º Tabelionato de Notas de São Luís) falarem sobre Testamento e Inventário. Após as explanações, os palestrantes tiraram as principais dúvidas dos participantes sobre os assuntos.

Para Dra. Sarah Morais, presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB-MA, o minicurso foi de extrema importância para que os advogados compreendessem cada vez mais todos os processos dos serviços oferecidos nas serventias extrajudiciais, a fim de facilitar o seu dia-a-dia na prática da advocacia. “Foram dois dias bastante enriquecedores para todos os participantes, pois eles puderam entender melhor, através dos tabeliães presentes, como funciona os serviços dentro dos cartórios e ainda puderam tirar as principais dúvidas sobre as serventias. Tivemos uma excelente adesão que superou as nossas expectativas. Sem nenhuma dúvida os advogados estão cada vez interessados na advocacia extrajudicial.”, frisou.

Com o sucesso da capacitação para os advogados, a Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB-MA já está pensando em organizar a 2ª edição do minicurso. “Devido ao sucesso e grande adesão, estamos pensando em uma 2ª edição a respeito de outros procedimentos extrajudiciais, como por exemplo, retificação de registro civil, protesto extrajudicial, alienação fiduciária e os reflexos dos diversos regimes de bens no casamento e união estável.”, disse a presidente da Comissão.

Para assistir o minicurso completo, basta acessar os links abaixo:

Dia 1https://www.youtube.com/watch?v=g2X5XB-Q7uo

Dia 2https://www.youtube.com/watch?v=iGr3dzoGAPI

SOBRE A COMISSÃO DE DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL DA OAB/MA

A Comissão tem como objetivo aproximar a advocacia maranhense das serventias extrajudiciais, possibilitando uma atuação mais dinâmica e conciliadora, para que, assim, atenda as demandas da sociedade da melhor forma possível.

A Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB/MA conta com mais de 50 membros. Mas, caso os advogados se interessem em fazer parte da comissão, podem ingressar através do link: https://www6.oab.org.br/sgd/livre/inscricao/comissao/seccional/b592ba82-a7ee-4783-a9c8-ec6ff1a5a3ce. Basta preencher a ficha, e aguardar a portaria para fazer para a comissão.


ACOMPANHE