ADVOCACIA EXTRAJUDICIAL: UM GRANDE CAMINHO PARA OS NOVOS ADVOGADOS


Paula Brito - 24/03/2022

A área do Direito não para. Com isso, novos advogados buscam desafios cada vez maiores e promissores. Nesse caso, afirmo que a advocacia extrajudicial é um ótimo caminho para quem está começando ou mesmo para aqueles que desejam inovar e evoluir.

A advocacia extrajudicial evita cada vez mais o Poder Judiciário, o que resulta em mais facilidade, agilidade e economia aos serviços. Essa vantagem reflete aos profissionais e, principalmente, aos cidadãos que precisam desses atos.

Os cartórios garantem fé pública, segurança jurídica e celeridade aos atos e negócios jurídicos das pessoas, o que torna o ingresso na área da advocacia extrajudicial cada vez mais necessário aos advogados.

Além disso, é válido destacar que se trata de uma via de mão dupla. Assim como os advogados precisam da praticidade dos cartórios para facilitar sua rotina de trabalho, os cartórios os veem como parceiros fundamentais, uma vez que tornam seus serviços mais dinâmicos e seguros.

Escrituras de separação e divórcio, dissolução de união estável, inventário e partilha são atos que obrigatoriamente devem ter a participação destes profissionais para orientar e auxiliar as partes envolvidas, tornando obrigatória essa parceria. Já a carta de sentença é um dos serviços oferecidos especialmente para advogados.

Porém, os profissionais podem e devem orientar seus clientes para a realização de diversos outros serviços extrajudiciais, como a ata notarial, por exemplo.

FONTE: BLOG DO DG


ACOMPANHE