TÍTULO PROTESTADO, O QUE ACONTECE SE EU NÃO PAGAR?

O protesto de títulos realizado nos Cartórios é uma forma de cobrança utilizada quando não ocorre a pontualidade de um determinado pagamento. E nesses tempos de dificuldades financeiras, é comum que muitas pessoas ou empresas levem títulos a protesto para recuperarem valores não pagos.

Essa ferramenta, além de deixar o nome sujo, traz diversas restrições financeiras que podem causar diversas dores de cabeça. Umas das principais desvantagens em ficar com o nome protestado é a dificuldade em conseguir crédito, e isso inclui a aquisição de cartão de crédito, crediário em lojas, empréstimos e financiamentos bancários.

Afinal, os credores estão sempre atentos aos riscos e podem restringir o acesso ao crédito. Então, se você quer saber se existe alguma restrição financeira no seu nome, faça uma Consulta de Protesto Gratuita do seu CPF ou CNPJ, pelo site da Central Nacional de Protesto (CENPROT) – www.PesquisaProtesto.com.br.

Caso esteja com o nome protestado e você não sabe quem é o credor, solicite uma certidão de protesto. Para quem não sabe, a certidão de protesto é um documento, emitido pelo cartório em formato digital ou em papel, que informa a existência ou não de protesto em um CPF ou CNPJ com todos os dados do credor e do título detalhados. Essa certidão também pode ser solicitada através do site da CENPROT.

Caso a certidão seja positiva, informando que constam protestos no CPF/CNPJ pesquisado, você terá acesso ao detalhamento das informações sobre o credor e título protestado.

Após isso, você já pode regularizar a sua situação e retirar o protesto do Cartório. Primeiro, procure o Cartório e efetue o pagamento da sua dívida, juntamente com os valores das custas cartorárias. Em seguida, o credor terá que fornecer a autorização de cancelamento, que é a carta de anuência, através do site da CENPROT. Logo depois, faça o cancelamento do protesto no site e regularize seu nome ou da sua empresa. Caso o credor forneça a anuência em papel, dirija-se ao Cartório que consta o protesto e faça o cancelamento. Pronto, aguarde aproximadamente 03 dias úteis e seu nome ou da sua empresa já vai estar limpo.

Quer saber mais sobre a CENPROT e sobre o protesto de títulos? Basta acessa o site do IEPTB-MA, através do link: www.protestoma.com.br, ou siga-nos nas nossas redes sociais.

Acesse:
Instagram: https://www.instagram.com/protestoma/?hl=pt-br
Facebook: https://www.facebook.com/protestoma/

FONTE: com informações do Blog do Cenprot