CENPROT: CANCELAMENTO DE PROTESTO PODE SER FEITO SEM SAIR DE CASA

Se você tem um título protestado em algum cartório do país, saiba que é fácil e simples fazer o Cancelamento do Protesto e limpar seu nome junto às entidades de proteção ao crédito (SERASA e BOA VISTA SERVIÇOS).

Para isso, o devedor deve, primeiramente, entrar em contato com seu credor e negociar o seu débito. Uma vez a dívida negociada, o credor poderá acessar a CENPROT, através do site www.PesquisaProtesto.com.br, e emitir uma Carta de Anuência Eletrônica, que será imediatamente disponibilizar para o cartório competente, que fará a validação da anuência e informará as custas para o cancelamento do título em questão. A partir de então, o credor receberá uma notificação no seu painel CENPROT, onde estará disponível um boleto bancário para o pagamento das custas de cartório necessárias para o cancelamento do título.

Uma vez o que boleto bancário for pago, o cartório será notificado que o crédito foi confirmado e, a partir de daí, poderá proceder com o cancelamento do protesto. Tudo de forma eletrônica, segura e sem sair de casa ou o seu local de trabalho.

Através da carta de anuência (declaração concedida pelo credor autorizando que o título ou o documento de dívida protestado seja cancelado), você pode cancelar seu protesto perante o cartório. É simples, prático e seguro, facilitando a vida de toda a população.

Além do Cancelamento de Protesto, a CENPROT também oferece outros serviços como Consultas Gratuita de Protesto, Solicitação de Certidões de Protesto Positivas e Negativas; Envio de Títulos a Protesto e Carta de Anuência.

A CENPROT foi regulamentada em 2019 através do Provimento nº 87 da Corregedoria Nacional de Justiça. Ela foi criada após a sanção da Lei Federal nº 13.775, de 20 de dezembro de 2018, que dispõe sobre a emissão da duplicata eletrônica. Com a aprovação da lei, houve a inclusão do artigo 41-A na Lei 9.492, de 10 de setembro, determinando que os tabeliães de protesto mantenham, em âmbito federal, uma Central Nacional de Serviços Eletrônicos Compartilhados.

Os Cartórios de Protesto estão a cada dia se modernizando mais para oferecer facilidades aos credores e aos interessados em regularizar sua situação de protesto.

Siga-nos nas nossas redes sociais e fique por dentro das principais notícias e ações dos Cartório de Protesto do Maranhão. Acesse Instagram: https://www.instagram.com/protestoma/?hl=pt-br e Facebook: https://www.facebook.com/protestoma/