A pesquisadora da USP Talita Caldas irá palestrar na 16ª Convergência.
Paula Brito - 24/05/2018
Prosseguindo com a série especial sobre a 16ª Convergência – Encontro Nacional de Tabeliães de Protesto de Títulos e Documentos de Dívidas -, o Jornal do Protesto entrevistou a pesquisadora Talita Caldas, que também é consultora e sócia-fundadora da TAC7 Desenvolvimento Gerencial de Cartórios. A palestra “A importância de administrar cartórios com indicadores” será apresentada no dia 20 de setembro, durante o evento que acontecerá entre os dias 19 e 21 do mesmo mês em Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana de Recife (PE).
Jornal do Protesto – Quais pontos serão abordados durantes a palestra “A importância de administrar cartórios com indicadores”?
Talita Caldas - Durante minha palestra abordarei o cenário atual da administração de cartórios e as melhores práticas de gestão, com dicas para aumentar a eficiência e a eficácia na gestão de pessoas, procedimentos, clientes e finanças.
Jornal do Protesto - Qual a importância de se discutir esse tema durante o encontro?
Talita Caldas - Os delegatários passam de 60 a 80% do tempo lidando com gestão administrativa para operacionalizar a serventia. Infelizmente esses conceitos não são exigidos nos concursos e nem uma preparação prévia “prática” é oferecida. Eles simplesmente assumem uma unidade em funcionamento e devem ajustar toda a parte operacional, tática e estratégica para trabalhar de acordo com o seu perfil de gestão e seu planejamento.
Jornal do Protesto - Você recentemente publicou um livro que aborda exatamente este tema. O que a motivou a estudar gestão de cartórios?
Talita Caldas - Tenho familiares na área, o que me motivou a estudar o setor. Identifiquei, através de pesquisa de triangulação metodológica na USP, as principais necessidades no âmbito da gestão administrativa dos cartórios. O estudo foi inovador, pois fui pioneira na análise material sobre o tema, e fui fortemente incentivada pela banca de examinadores a publicar os resultados obtidos, obra inédita no País. Além disso fui chamada por diversas entidades para realizar treinamentos aos associados, especialmente em São Paulo e, assim, desenvolvi uma empresa especializada em cartórios (www.tac7.com.br) com foco no desenvolvimento gerencial dos titulares e/ou gestores, oferecendo treinamentos, palestras, pesquisas em busca da melhoria contínua.
Jornal do Protesto - Qual a importância de eventos como a Convergência?
Talita Caldas - A Convergência é uma oportunidade valiosa de 1) se informar sobre os últimos acontecimentos do setor em um único lugar, com profissionais de altíssimo gabarito que trarão informações relevantes para a atuação dos titulares; e 2) praticar o networking (essencial para o resgate da realidade, pois grande parte do tempo as conexões são realizadas via redes sociais, que nunca substituirão a empatia gerada na conversa ao vivo).
Jornal do Protesto - Qual a sua expectativa para esse evento?
Talita Caldas - A antecedência com que o evento vem sendo planejado e organizado só reflete uma coisa: alta qualidade! Por isso, minha expectativa é alta, tanto para os palestrantes quanto para a realização da 16ª Convergência.
Fonte: Jornal do Protesto - São Paulo