CORREGEDORIA EXTRAJUDICIAL TEM MAIS UM JUIZ AUXILIAR


Paula Brito - 06/08/2025

A Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX) passa a contar com mais um juiz auxiliar. Trata-se do magistrado Guilherme Valente Soares Amorim de Sousa, que, atualmente é titular da 2ª Vara da Comarca de Lago da Pedra, e, agora, completa o quadro de três juízes que atuam na função de apoio ao corregedor-geral do foro extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos.

Guilherme Amorim é natural de São Luís do Maranhão, tendo ingressado na magistratura em novembro de 2018. Antes disso, atuou como professor de cursinho, foi assessor no Tribunal de Justiça, assessor da Assembleia Legislativa do Maranhão, e do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Também desenvolveu suas atividades no Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ).

Depois de quase 8 anos de magistratura, Guilherme Amorim se afasta temporariamente da jurisdição e vai atuar em suporte à elaboração de projetos institucionais e na realização de inspeções, que constitui função de fiscalização dos cartórios e mecanismo de aprimoramento da atividade extrajudicial. O novo juiz auxiliar da COGEX também atuará de forma mais específica em ações relacionadas às atribuições de protestos, registro de pessoas jurídicas e notas.

Em sua apresentação à COGEX, o magistrado agradeceu à confiança e disse estar preparado para assumir o novo desafio na carreira. “Espero contribuir com a equipe da Corregedoria na missão institucional de orientar e cooperar no aprimoramento dos trabalhos realizados pelas serventias extrajudiciais, a fim de assegurar uma prestação de serviços de qualidade para a população maranhense”.

Guilherme Amorim passa a dividir a nova função com o juiz auxiliar André Bogéa – que atua nas inspeções, acompanhamento das sessões administrativas, supervisão do Núcleo de Aprimoramento Permanente do Extrajudicial (NAPE) e elaboração de normas – e com a juíza Laysa Paz Mendes – que é supervisora do Núcleo de Registro Civil e Acesso à Documentação Básica do Maranhão (NRC) e, dentre outras atividades, também contribui nas inspeções e na elaboração de normas e de projetos para melhoria do serviço extrajudicial.
 

Fonte: Ascom da COGEX


ACOMPANHE