IEPTB/MA participa da 16º Convergência em Pernambuco


Paula Brito - 24/09/2018

O Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB/MA) participou da 16ª Convergência, o maior encontro de tabeliães de protesto de títulos do país, que aconteceu em Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana de Recife, em Pernambuco. O encontro aconteceu nos dias 19 a 21 de setembro no Sheraton Reserva do Paiva Hotel & Convention Center.

A abertura do encontro, que aconteceu na noite do dia 19, contou com a presença do corregedor-geral da Justiça do Estado de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, do juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Rondônia, Fabiano Pegoraro Franco, da corregedora-geral da Justiça do Acre, a desembargadora Waldirene Cordeiro, do presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e vice-presidente do Instituto de Estudo de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São Paulo (IEPTB/SP), Cláudio Marçal Freire.

Também participaram da solenidade de abertura a presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Pernambuco (IEPTB/PE), Isabella Araújo Falangola, o presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB/BR), Léo Barros Almada, o presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Paraíba (IEPTB/PA), Germano Toscano de Brito, a presidente do Sindicato dos Notários e Registradores de Pernambuco (Sinoreg/PE), Eva Tenório de Brito Papaléo, além do presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Pernambuco, Carlos Alberto Ribeiro Roma.

Representaram os Cartórios de Protesto do Maranhão, o Presidente do IEPTB/MA, Paulo de Tarso Guedes Carvalho, o Superintendente do Instituto de Protestos do Maranhão, Christian Carvalho e a funcionária da Central de Remessa de Arquivos (CRA-MA), Luciana Marques.

Para Paulo de Tarso Guedes Carvalho, presidente do IEPTB/MA, o evento foi de extrema importância para todos os presentes, pois foram discutidos diversos temas relevantes para a classe dos tabeliães de protesto. “A 16ª Convergência, que o maior encontro de tabeliães de protesto de títulos do país, nos dar a possibilidade de convergir com todos os envolvidos em uma única direção, com o objetivo principal de melhorar cada vez mais os serviços oferecidos nos cartórios de protesto em todo o país”, frisou.

A 16ª Convergência foi idealizada pelo Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB/BR) e abordou discussões sobre estudos e inovações que busquem contribuir para o desenvolvimento profissional, tecnológico e administrativo dos serviços de protesto. Temas como as novas tecnologias; a importância de administrar cartórios com indicadores; Provimento 72 do CNJ; riscos de protestar fora do domicílio do devedor; duplicatas eletrônicas e a necessidade do protesto foram alguns dos assuntos discutidos nos três dias de evento.

Além das palestras, o encontro contou com atividades paralelas como a Maratona Convergência 2018 que teve com objetivo envolver os departamentos operacionais das CRA’s, visando a troca conjunta de conhecimentos e experiências para desenvolver tecnologias, elevar a produtividade e eficiência da gestão operacional das CRA’s. A Maratona contou com a participação de funcionários das Centrais de vários estados e quem representou o Maranhão foi a funcionária Luciana Marques. Para ela, “participar desse encontro foi uma experiência muito enriquecedora para todos os presentes. Na 16ª Convergência foi possível adquirir conhecimentos e trocar experiências com os funcionários de diferentes estados, uma oportunidade inesquecível”, destacou.

O Maranhão participou da Maratona Convergência 2018 na equipe com os estados do Amazonas, Rondônia, Pará, Piauí, Sergipe, Santa Catarina, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. A equipe conquistou o 1º lugar, pois apresentou durante o evento, a melhor solução para as questões discutidas em debates.

Para Christian Carvalho, Superintendente do Instituto de Protestos do Maranhão, participar da Convergência 2018 foi uma grande satisfação. “A 16ª Convergência, realizada em Pernambuco, foi mais um marco para a classe de tabeliães de protesto do país, pois nesses 3 dias de evento foi possível discutir diversos assuntos essenciais para a valorização e evolução dos serviços oferecidos nos cartórios de protesto”, destacou.

A 17ª Convergência já tem data e local definido: será nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2019 no Hotel Serrano, na cidade de Gramado no Estado do Rio Grande do Sul.


ACOMPANHE