Palestrante da 16ª Convergência, Angelo Volpi Neto vai falar sobre métodos extrajudiciais de resolução de conflitos.


Paula Brito - 12/06/2018

Dando continuidade à série especial sobre a 16ª edição da Convergência - Encontro Nacional de Tabeliães de Protesto de Títulos e Documentos de Dívida, que será realizado entre os dias 19 e 21 de setembro em Cabo de Santo Agostinho, Região  Metropolitana  de  Recife,  Pernambuco,  o  Jornal  do  Protesto  entrevistou,  Angelo  Volpi  Neto,  tabelião  de  notas  em  Curitiba,  que  ministrará  a  palestra  “Conciliação  e  mediação  nas serventias de protesto”.

Volpi  conta  que  o  tema  é  discutido  pela  classe  desde  1995, no entanto, só este ano o Conselho Nacional de Justiça (CNJ)  publicou  provimento  normatizando  o  assunto. “Estamos atrasados, mas nunca é tarde, há muito espaço para trabalhar a mudança de cultura do confronto diante de conflitos. Atualmente, o País e a sua população pagam um preço muito alto tratando seus conflitos somente no judiciário”, explica.

Em  sua  apresentação,  o  palestrante  irá  explanar  os  métodos  extrajudiciais  de  resolução  de  conflito,  tais  como  a  negociação, arbitragem, conciliação e mediação, as diferenças e os aspectos humanos destes métodos, as dificuldades e a evolução no Brasil, além de dividir sua longa experiência no tema com os participantes do evento. “Minha experiência como ex-presidente do CNB/PR indica que teremos um hercúleo trabalho em preparar os colegas para praticar esta atividade”.

Para o tabelião, a discussão do tema é importante, pois a classe de delegatários de cartórios vem sendo impactada pela era da informática, a qual traz mudanças para prestadores de serviço. “Atuar como pacificadores pode nos elevar a um nível nunca alcançado. Ninguém pode se dar ao luxo de não mudar”, avalia.

Sobre  a  Convergência,  Volpi  Neto  diz  que  o  evento  é  uma oportunidade de passar para os colegas protestadores noções sobre uma nova atividade como a conciliação e a mediação.  “Acho  que  a  importância  é  uma  somatória  de  fatores,  as  palestras, os estandes dos patrocinadores com as novidades e principalmente o congraçamento”, finaliza.

Volpi Neto também é presidente da Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg/PR), coordenador e professor de pós-graduação em direito imobiliário, notarial e registral na UniCuritiba, conselheiro da União Internacional do Notariado Latino (UINL) e presidente honorário e fundador do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil (IMAB).

Fonte: Jornal do Protesto - São Paulo


ACOMPANHE